Ar condicionado: por que os chillers são mais econômicos? - Guia Mediatrix

2021-11-16 22:10:27 By : Ms. Cherry W

Um eficiente sistema de ar condicionado pode ajudar no conforto de quem precisa estar em um determinado ambiente, independente do tamanho. Se você é trabalhador, a temperatura agradável favorece a produtividade. Nas lojas, pode ser um fator que convence o cliente a permanecer - e consumir mais - na empresa.

Outro uso importante é cuidar de áreas onde estão localizadas máquinas e equipamentos que precisam de controle ambiental para evitar o aquecimento excessivo e a interrupção dos processos produtivos.

Portanto, é importante considerar a locação de chillers, telhados e fancoils para compor um mix de ar condicionado e resfriamento. O impacto não será apenas para o planejamento da circulação, filtragem e renovação do ar, mas também permitirá um menor consumo de energia onde quer que estejam instalados.

Os chillers consomem menos energia do que outros equipamentos de refrigeração porque usam água gelada para aclimatar ambientes e processos. A economia na conta de luz pode chegar a 50%.

Como ocorre o resfriamento? O processo começa com o fancoil, que funciona interligado ao chiller. Dentro do fancoil estão bobinas de alumínio ou cobre. A água fria que resfria o ambiente circula por eles. O ar ambiente entra em contato com a serpentina fria e o calor é trocado. Assim, o ar resfriado retorna ao ambiente e a água é enviada para o tanque de recirculação.

No trocador evaporador do resfriador, a água entra em contato indireto com o refrigerante e esfria novamente. Após a evaporação do líquido refrigerante, o vapor é aspirado e comprimido para ser descarregado no trocador de calor do condensador, onde ocorre outro contato indireto, desta vez com água em temperatura ambiente. O gás refrigerante passa por saturação e vira líquido, enquanto a água fica um pouco mais quente.

A última transferência de calor ocorre na torre de resfriamento, quando um ventilador empurra o ar ambiente na direção oposta da água aquecida que cai do coletor de pulverização. É assim que a água é resfriada novamente.

Existem modelos de fancoils e chillers com diferentes potências, tamanhos, número de circuitos de refrigeração e número de compressores. Quanto mais potente, mais ampla será a área que ele pode resfriar e, portanto, maior será o peso.

Por meio de um microprocessador, alguns chillers podem ser monitorados permanentemente. Isso permite a visualização em tempo real do desempenho da máquina e o gerenciamento de todos os parâmetros. O controle também exibe um diagnóstico de falhas (se houver), facilitando a tomada de decisão em caso de erros.

As vantagens do leasing A compra de equipamentos tem um impacto significativo no orçamento. Portanto, o leasing se apresenta como uma opção mais vantajosa. Empresas e lojas que não funcionam 24 horas por dia podem usar a função de agendamento em modelos mais modernos. Desta forma, são programados o horário de funcionamento e o período em que o equipamento deve parar ou desligar automaticamente.

O equipamento possui válvula de expansão que permite até 1.500 posições de abertura e ajusta continuamente a vazão do refrigerante para o evaporador. Isso reduz o consumo de energia e aumenta a troca de calor.

As contratações podem atender às necessidades do cliente, sejam elas temporárias ou permanentes. Além dos aparelhos, as locadoras oferecem bombas, tubos e outros acessórios. A equipe técnica elabora um atendimento personalizado, de acordo com a demanda do contratante, para definir quais equipamentos e qual potência poderão resfriar corretamente nos ambientes.

A locadora também deve fornecer suporte técnico 24 horas, que prevê a troca imediata do sistema em caso de defeito, bem como a realização de manutenção adequada. Este procedimento evita problemas e prolonga a vida útil dos dispositivos que compõem o sistema.

** Quer entrar em nossos grupos de WhatsApp / Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Av. Brasil, 4212 Parque Independência

Veja todas as notícias: Notícias do Paraná / Brasil / Mundo

Os conteúdos copiados, distribuídos, exibidos ou executados em outros meios e pertencentes a este site devem ser creditados ao Guia Medianeira. Este conteúdo - incluindo imagens e textos - está protegido por direitos autorais e não pode ser copiado, alterado ou publicado no âmbito cultural ou comercial sem autorização expressa - O USO ILEGAL DO MATERIAL PODE SOFRER SANÇÃO SOB A PENALIDADE DA LEI Nº 9.610, DE FEVEREIRO 19 DE 1998.